quarta-feira, 3 de julho de 2013

O ADMIRÁVEL MUNDO DA MENTE HUMANA


  O ADMIRÁVEL MUNDO  DA  MENTE  HUMANA

                                                                                              MORO, Valter*

Segundo Augusto Cury na obra “Revolucione sua qualidade de vida”,a função da mente humana  é tecer argumentos direcionados a mente e como ela age regulando nossa inteligência,emoções e também decisões.

Todos os seres humanos são dotados de vários tipos de emoções, sejam de alegria, tristeza, vitórias ou derrotas, etc, tornando a emoção um dos grandes enigmas da Inteligência. A Matemática da emoção não obedece aos princípios da inteligência lógica, pois diariamente pensamos,refletimos,raciocinamos, sentimos. Explorar e cuidar desse pequeno e infinito mundo que somos é a nossa grande responsabilidade e desafio para as Ciências.

Falar sobre motivação e transformação da personalidade sem compreender o funcionamento da mente é produzir uma miragem no deserto, linda aos olhos, mas inalcançável. O ser humano está rodeado de várias correntes motivacionais, podendo ele escolher o que ou qual é pertinente à sua vida, pois constantemente entramos em conflitos com algo novo que nos é apresentado. Portanto,em qualquer época da vida podemos mudar nossa personalidade,basta mudarmos as zonas de conflitos da memória,responsável por processar as informações que ali chegam e assim novas janelas se abrirão,para aproveitarmos as oportunidades que aparecem em nossas vidas.


Para desenvolver alguns fenômenos dos bastidores da mente humana Cury usa a teoria da Inteligência Multifocal, que estuda assuntos clássicos investigados pela psicanálise e pela psicologia comportamental.

A partir destes estudos é possível a explicação diante das atitudes do ser humano no meio social, no convívio familiar,etc, atitudes essas que nos surpreendam tanto para o lado positivo,quanto para o negativo.

Diante de todos os registros feitos pela nossa  memória,existem técnicas que permitem o resgate do (eu) DCD (duvide,critique e determine).Essas letras formam as palavras que segundo Cury devemos utilizar constantemente no nosso  dia a dia.

Duvide de todo sentimento de incapacidade, duvide da sua timidez, do seu complexo de inferioridade, de tudo o que encarcera sua  inteligência.

Critique também todo pensamento negativo, toda ideia perturbadora.Reflita criticamente sobre as zonas de conflitos que foram criadas  no seu inconsciente.

Determine que você será feliz, terá tranquilidade e serenidade. Só através da determinação é que  podemos ter uma vida feliz.

Professor de Ciências Humanas -- Geografia, na escola Criança Cidadã. Diário de leitura elaborado a partir da leitura da obra de Augusto Cury "Revolucione sua qualidade de vida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário