PROPOSTA DE TRABALHO DA
CANDIDATA À DIREÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL CRIANÇA CIDADÃ: PROFª VALDICEIA MOREIRA
RIBEIRO
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: ética,compromisso, diálogo, respeito e
transparência
A Escola Estadual “Criança Cidadã”
tem a sua filosofia pautada nos princípios de educação que possibilite o
desenvolvimento social, cultural, político e econômico, despertando o aluno
para a participação crítica nos eventos
sociais, bem como o exercício da cidadania plena, garantindo o acesso e
permanência dele na escola.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
A
Gestão Democrática é a maneira de administrar uma instituição de forma que
permita democracia, transparência e participação de todos. A Lei de Diretrizes
e Bases (LDB) em seu artigo 14 apresenta as seguintes determinações, no tocante
a Gestão Democrática:
Art.
14 – Os sistemas de ensino definirão as normas da Gestão Democrática do ensino
público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os
seguintes princípios:
I. Participação dos profissionais da educação na elaboração
do Projeto Pedagógico da escola;
II. Participação da comunidade escolar e local em conselhos
escolares ou equivalentes.
Administrar significa: “ministrar com”, “ministrar junto”,
portanto, o Gestor deve estar constantemente junto com todos os profissionais
da educação, auxiliando no que for preciso e buscar em conjunto as melhores
ações para a instituição. Ser Gestor exige sensibilidade e firmeza para trilhar
um caminho seguro, mas sempre focando o essencial “A construção do conhecimento
e a formação de cidadãos”. É importante continuar
criando um ambiente dentro da EE Criança Cidadãpropício e estimulador para novas ideias e práticas, capazes de contribuir
para a superação das dificuldades no processo ensino e aprendizagem, bem como
na integração escola e comunidade, principalmente no que diz respeito aos pais
e familiares de alunos.
IDEB – INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O desafio da Gestão
2014/2015 com relação ao IDEB é obter uma nota maior do que as alcançadas no
ano de 2011. Isso vai demandar muito trabalho, empenho, persistência, mas sobre
tudo um PPP participativo e concreto, com ações e metas claras e objetivas,
sendo possíveis de serem executadas através do PDE (Plano de Desenvolvimento
Escolar)
Ações a serem desenvolvidas:
Ø Investir ainda mais
naquela que é para nós “A menina dos olhos” a Fanfarra CAIC;
Ø Continuar o projeto
simulado (avaliações bimestrais)
Ø Projeto Educomunicação-
PDE- verba para adquirir equipamentos do rádio; ativar por meio de elaboração
de um Projeto elaborado pelos alunos o GRÊMIO ESTUDANTIL;
Ø Projeto de Leitura: Uma
responsabilidade de todos;
Ø Projeto Sala de Recursos
(Atendimento aos alunos especiais). Aquisição de materiais pedagógicos para
desenvolvimento das atividades com os alunos;
Ø Informática Educacional:
Curso de digitação;
Ø O projeto Pais vem pra
Escola;
Ø Horta pedagógica;
Ø Participação nas
Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática,e outra que visem a emancipação
do/s sujeito/s;
Ø Formação Continuada para
os Profissionais da Educação: Ofertada nos 03 turnos, garantindo a participação
de todos.
PRESTAÇÃO DE CONTAS:Durante o ano letivo, a escola recebe recursos financeiros tanto
do estado quanto do governo federal, sendo eles distribuídos da seguinte
maneira:10 repasses da merenda escolar; 4
repasses do PDE (Recurso estadual); 1 repasse do PDDE (Recurso federal). Quando
trabalhamos com dinheiro público, as ações a serem tomadas não devem ser apenas
decididas por uma única pessoa (diretor escolar), e sim através de um plano de
ação envolvendo o Conselho Deliberativo, que possui representantes eleitos por
todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários
e diretor), e após a elaboração, este plano deve ser divulgado a todos, e ao
término daexecução do mesmo, e efetuado todos os pagamentos das despesas, a
prestação de contas deve ser apresentada a toda comunidade escolar e
publicizadas nos meios comunicativos diversos que a escola conta.
PROJETO “VIDA SAUDÁVEL”-
“MEDIDA CERTA”- Aulas de aeróbica, combat, jump,
ofertadas a toda comunidade escolar, após o expediente (17:00 h)
Ø adquirir equipamentos para prática de
esportes;
Ø Buscar parceria da UNEMAT, junto aos
cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física- FAPAN: curso de Psicologia e
UNOPAR: curso de Assistente Social, parceiros que contribuirão com orientações
de saúde e bem estar físico, social e psicológico.
PIBID/UNEMAT: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento
e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa
concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação
à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em
parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos
devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde
o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas
sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
SEGURANÇA E BEM-ESTAR: Adquirir equipamentos eletrônicos para
auxiliar nos serviços já prestados pela instituição, para promover a segurança
aos sujeitos que participam da vida escolar. Para isso, colocaremos como plano
de ação junto ao PDE, a compra e manutenção de serviço de segurança através de
câmeras, que serão instaladas nos principais pontos da escola, entre eles:
entrada, corredores e bicicletário.
SENAI/ SEBRAE: Estabelecer parcerias juntamente com o SENAI e SEBRAE. O
SENAI oferece cursos de qualificação profissional, entre eles Administração,
Recursos Humanos, Técnico em Segurança do Trabalho, cursos esses ofertados
através do PRONATEC, ou seja, o aluno recebe uma bolsa no valor de R$ 2,00
hora/aula para estudar. SEBRAE: Orientações sobre a criação da empresa MEI
(Micro empreendedor individual)
INCENTIVO À CULTURA: A música tem papel importante no lazer e socialização
das pessoas. Ela reforça laços sociais e vínculos afetivos e exerce relevante
papel na formação cultural das pessoas, por meio de repasses de ideias,
informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.
Esperamos alcançar uma elevação na aprendizagem, uma vez que a música relaxa e
eleva a capacidade de concentração e autoestima dos alunos. Desenvolver nos
alunos a importância do trabalho em grupo.
Sendo assim, é que propomos a implantação do projeto aula de violão
semanalmente para os alunos interessados.Buscaremos parcerias com: SEDUC,
UNEMAT, 2º BFRON e trabalhos voluntários.
BRINQUEDOTECA: Pontuamos a necessidade de ressignificar o brincar na escola
com ações concretas que valorizam a atividade lúdica e o reconhecimento do
aprender e o brincar como sinônimos indissociáveis e inerentes ao
desenvolvimento da infância, já que a cultura lúdica é uma atividade humana,
histórica e culturalmente construída através de ações significativas ao ser
humano. No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da
criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e
atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura.
Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da
Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens,
considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras
lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.
PARQUE DE DIVERSÃO PARA AS
CRIANÇA: Criar diferentes
situações de aprendizagem nas quais as crianças possam se divertir, falar,
brincar, compartilhar diferentes informações sobre brincadeiras, conhecer
regras de algumas brincadeiras. Estimular a criança a brincar oferecendo-lhes
um espaço adequado.
RECURSOS JUNTO A SEDUC: Reforma Geral da escola: Buscar junto
a SEDUC recursos financeiros para uma reforma geral na escola, tendo em vista
que a mesma ainda não passou por estas obras. Ou, conforme informações da
assessoria pedagógica o governo irá construir uma nova escola, sendo assim,
firmamos o compromisso de fiscalizar, cobrar a obra.
Ø Disponibilizar uma pessoa para
segurança patrimonial no período diurno.
Ø Implantar ensino médio: Verificar na
SEDUC a possibilidade de implantar gradativamente o ensino médio, sem diminuir
as turmas do ensino fundamental. Muitos pais solicitam a implantação do ensino
médio em nossa escola, pois seus filhos estudam nesta instituição desde o 1º
ano e também pela qualidade de ensino ofertada, portanto, os alunos não querem
deixar a escola.
Ø Mais ADI (monitoras) para atender
nossos alunos especiais, pois somente duas não são suficientes para realizar as
atividades.
Ø Participação no Prêmio Gestão Escolar
2014 e 2015
Assim, reafirmamos :“Nosso maior compromisso é oferecer uma
educação de qualidade, pautada no respeito, ética, compromisso, humildade,
sinceridade, honestidade e transparência.”
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