quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ATIVIDADE REALIZADA PELOS ALUNOS DURANTE A VI MOSTRA PEDAGÓGICA EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.


                                                     RESULTADO DAS ATIVIDADES:
                                                      


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO REFERENTE À AULA CAMPO CAMPINA DE PEDRA.



                                                     TEXTOS PRODUZIDOS APÓS AULA CAMPO NA COMUNIDADE CAMPINA DE PEDRA:
  
                                       Aula à campo Quilombo Campina de Pedra.
          O quilombo Campina de Pedra foi organizado em 2005, foi criado através de culturas e jeitos, o quilombo já possui o título da terra, o trabalho na comunidade é coletivo e organizado, lá moram 35 famílias ao todo.
          Todos os integrantes do quilombo são descendentes de escravos negros, algumas pessoas lá já sofreram descriminação e xingamentos. Na comunidade eles praticam capoeira mas a principal cultura era o siriri e cururu, a comunidade é composta por uma escola que possui apenas uma sala, o aprendizado dessa escola é do 1º ao 5º ano, depois do 6º ano os alunos pegam ônibus e vão para uma cidade vizinha para fazer do 6º ao 9º ano.
        As casas de lá são feitas de barro e de tijolo, cada casa tem uma pessoa mais idosa para comandar. É isso foi o que eu aprendi sobre o quilombo Campina de Pedra na aula à campo que nós realizamos. 
                                                                                             Aluna: Luryane Marques.
                                                                                             Série: 6ºA.

                                                     Comunidade Campina de Pedra
           Foi uma aula de campo com a escola, fomos visitar a comunidade Campina de Pedra. Foi uma experiência muito interessante, conhecemos mais sobre sobre a cultura dos descendentes de escravos, o modo de vida, os costumes, como é realizados os trabalhos.
        A comunidade  existe desde quando os escravos fugiram e se abrigavam naquelas terras. A comunidade é muito receptiva são bem organizados, o modo de vida deles é muito interessante. As casas são de madeira e barro, as comidas são feitas no fogão a lenha, a dança é uma dança alegre de origem africana, a igreja é simples mais organizada, uma escola pequena mais bem organizada e limpa.
           Eles também tem o título da terra, legalização do ambiente aonde eles moram, e isso é muito bom. Tem um instrumento muito usado também a famosa Bruaca que faz o som para as danças da comunidade.
                                                                                                Aluna: Isabelli.
                                                                                                Turma: 7ºD.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Aula à campo na comunidade Campina de Pedra - Poconé.

                                       
      Todo agrupamento humano formado na época da escravidão, era composto principalmente por escravos de descendência africana ou brasileira. Os estados onde mais se desenvolveram Quilombos foram: Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas. 
      Nos séculos XVIII e XIX, escravos fugitivos espalharam-se pelo Mato Grosso, ocupando áreas próximas à Cáceres, Vila Bela, Poconé, Diamantino e Chapada dos Guimarães. Nos Quilombos plantavam milho, feijão. mandioca, cará, bananas e ananás e também criavam animais.
      No Quariterê, cultivavam também o fumo e algodão e fabricavam ferramentas e armas. Hoje ainda existem vários Quilombos em Mato Grosso, como o Quilombo de Quariterê, sepultuba, Rio Manso e Campina de Pedra.

                                                                                                             - Thiago da Silva Charão, 7ºD.